José Cid na EQUITAÇÃO TV
2014-08-29 14:07:45
O músico e cavaleiro é o nosso convidado desta semana.

1
2
3
4
5
6
7
8
9
   
 
   

O Bom Rubi

ARTIGOS

O Bom Rubi

2012-08-10 14:37:57

 
Leia o artigo da autoria do Eng. Rodrigo Coelho Almeida. sobre a presença de Rubi nos Jogos Olímpicos de Londres 2012.


A prestação do Rubi nos Jogos Olímpicos de Londres 2012 ficará para sempre gravada na memória do coletivo como um feito maior na história da dressage portuguesa. Tal como o típico português quando confrontado com dificuldades máximas, também este conjunto 100% Luso surpreendeu tudo e todos, numa ascensão meteórica no meio da nata da nata das grandes “máquinas” e cavaleiros Top da dressage mundial.

Gonçalo Carvalho revelou uma tranquilidade e maestria na gestão da eficácia do seu Lusitano, apenas compatível com a elite mundial dos nomes mais sonantes da atualidade da dressage Internacional. Os resultados são expressivos, e em crescendo falam por si: 71,520% Grande Prémio; 74,222% Grande Prémio Especial; 77,607% Grande Prémio Freestyle.

Como em qualquer ocasião de festa, o dia a seguir impõe-nos alguma meditação quanto ao enquadramento e percurso do conjunto, que felizmente culminou de forma apoteótica num 16.º lugar entre os 50 conjuntos que se apresentaram em Londres.

Quanto a mim a pedra angular na expressão deste acontecimento foi a proprietária do Rubi. Não conheço pessoalmente Christine Jacoberger, mas, de impressões trocadas no mundo cibernauta, ficou-me a imagem muito positiva de uma mulher de personalidade forte, lutadora, e fortemente empenhada na defesa do projeto Rubi. Neste projeto, sempre se depreendeu uma aposta forte numa equipa composta a 100% de recursos humanos nacionais (Gonçalo Carvalho – cavaleiro; João Pedro Rodrigues e Carlos Pinto – treinadores; Dr. Vasco Amaro Lopes – Médico Veterinário; Nuno Deveza – tratador), com sede localizada em território e instalações nacionais (Quinta dos Cedros – orientada por Bruno Carrilho). A escolha da equipa, local de alojamento e treino, revelou-se uma aposta ganha, demonstrando mais uma vez, que o que é nacional é bom!

A tortuosa história da venda do Rubi já toda a gente a conhece, assim como o papel determinante desempenhado por Gonçalo Carvalho, num clima de verdadeira tortura ao empenho e dedicação demonstrada na defesa do relacionamento e empatia criada com o Rubi.

Não podemos deixar de pensar no alcance que esta classificação acarreta para a raça Puro Sangue Lusitano, cuja imagem de qualidade sai fortemente reforçada, enquanto possibilidade de injeção de recursos da parte de novos investidores. Se o coletivo da raça sai beneficiado, imagine-se a lufada de ar fresco que entra, por mérito, na coudelaria de Alter. Lembramos que existe uma nova geração de cavalos filhos do Rubi em Alter (Beirão AR; Coronel AR; Douro AR), e não só, com fortes possibilidades de virem a seguir as pisadas do bom Rubi.

Gostaria de reforçar um aparte importante, e no enquadramento de objetivos macro para a raça Lusitana, salientando a necessidade premente da implementação de verdadeiras provas morfo-funcionais na raça Lusitana, onde a avaliação da componente atlética de resistência ao esforço passasse a realidade, evitando e atenuando no coletivo da raça, por comprovada resposta à seleção nesse sentido, os riscos de cansaço físico que todos puderam constatar na prova Freestyle do Rubi.

No artigo “O Bom Alter” (publicado na revista Equitação) escrevi o seguinte: ”actualmente vivencia-se uma realidade de mérito funcional dos cavalos Alter, que não passa despercebida a ninguém. Será que estamos a assistir ao renascimento do esplendor do cavalo Alter do séc. XVIII?”

A prestação do conjunto Gonçalo Carvalho/Rubi acabou de dar uma resposta clara e inequivocamente positiva a esta pergunta!

Bem hajam.

Rodrigo Almeida

Foto: Holcbecher Tomas




Visualizações: 2839 Imprimir Partilhar

Julh/Agos 2014
   
INVESPORTE A Voltar ao Topo
Equitação Online, © Todos os direitos reservados. | Termos de Uso e Política de Privacidade | Ficha Técnica | Contactos
Desenvolvido por: SequoiaTag / Dynamic CMS