Formação. 18 MAI 2017

EPDRAC

Na Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Alter do Chão "luta-se diariamente para formar jovens dinâmicos, lutadores e íntegros."


Tempo de Leitura: 3 min

A funcionar desde 1990, primeiro como Escola Profissional Agrícola Alter do Chão e depois, a partir de 2000, como Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Alter do Chão, a EPDRAC é hoje um estabelecimento público de ensino, com capacidade para desenvolver o seu próprio projecto educativo, que tem características específicas.

O primeiro curso profissional de Técnico de Gestão Equina iniciou-se em 1996, ainda quando a escola tinha uma gestão privada. Este é o curso que tem mais procura por parte dos alunos, tanto nacionais como estrangeiros.

"No lectivo 2016/2017, por nossa própria iniciativa e por proposta de alguns dos nossos parceiros, vimos uma oportunidade em dar início a um novo curso. Tendo a escola meios disponíveis e estando os municípios de Alter do Chão, Fronteira e Monforte a apostar fortemente no Turismo Equestre, propusemos a abertura do curso profissional de Acompanhante de Turismo Equestre", explicam os responsáveis pela escola. Sendo esta uma nova aposta, "não tivemos muitos alunos, mas temos os suficientes para dar início a esta nova área e a oportunidade aos alunos de se capacitarem para uma área profissional que já vai tendo alguma procura por parte de várias unidades hoteleiras", acrescentam.

Para alem destes dois cursos, na EPDRAC é ainda possível frequentar o curso de Técnico de Produção Agrária, que existe desde 2014 e já tem três ciclos de formação em funcionamento (2014/2017, 2015/2018 e 2016/2019).

EPDRAC 2.JPG

A EPDRAC aposta em técnicos para ajudar na formação dos seus alunos. "Nas disciplinas equestres procuramos diversificar com a contratação de técnicos credenciados nas diferentes modalidades equestres. Na agricultura procuramos contratar técnicos que possuam experiência profissional nas diferentes áreas agrícolas, sendo eles próprios agricultores", adiantam os responsáveis.

Durante os três anos de duração dos cursos, os alunos são integrados em diversas actividades, com o objectivo de consolidar aprendizagens e competências. Ao nível equestre, os alunos participam em várias organizações, quando solicitados pelos parceiros da escola, enquanto colaboradores e juízes e também participam activamente no desbaste das poldras da Coudelaria de Alter que vão a leilão a 24 de Abril. Já os alunos de agricultura aplicam os seus conhecimentos em herdades próximas da escola.

A EPDRAC teve também a iniciativa de realizar, em 2015, uma Feira de Agropecuária, que depois da primeira edição se associou à Feira do Cavalo.

EPDRAC 3.jpg

Os responsáveis pela EPDRAC consideram que esta escola "é diferente de outras escolas profissionais com as mesmas áreas de aprendizagem devido ao local onde estamos inseridos, a Coudelaria de Alter, e talvez devido à forma como dinamizamos as actividades ao longo do ano lectivo. Também nos últimos anos temos aumentado os nossos parceiros, isto é, coudelarias, escolas de equitação, instituições como a Federação Equestre Portuguesa e a Escola Nacional de Equitação, agricultores, empresas agrícolas, produtores pecuários, produtores de produtos agrícolas transformados, empresas de diversos ramos como automóvel e de maquinaria agrícola."

A escola conta actualmente com 160 alunos e, ao longo dos últimos anos, tem tido uma maior procura. "Na EPDRAC luta-se diariamente para formar jovens dinâmicos, lutadores e íntegros, tenta-se passar a mensagem o melhor que se sabe e se consegue, valorizando o trabalho e o sentido de responsabilidade, com vista a uma efectiva preparação para os desafios de um mercado de trabalho qualificado e exigente". É assim que os responsáveis da EPDRAC encaram o seu trabalho no dia-a-dia.

 

Localização:

Coudelaria de Alter

Apartado 20

7441-909 Alter do Chão

 

Contactos:

Telefone: 245 612 505

Fax: 245 612 826

Email: epdrac.escola@gmail.com

Website: https://www.epdrac.pt/

 

QUER SABER MAIS SOBRE ESTE ASSUNTO?

Insira o seu e-mail e receba todas as novidades