Homenagem. 11 SET 2020

Homenagem ao Sr. Cor. Martins Abrantes

Generosidade, Dedicação e Humanismo


Tempo de Leitura: 5 min

Alunos e amigos do Senhor Coronel Martins Abrantes dedicaram ao Mestre uma homenagem, que decorreu durante a final do Troféu homónimo, no Centro Hípico da Beloura, no passado fim de semana.

Poucas tarefas me poderiam trazer tanta satisfação como esta de contribuir para o justo reconhecimento da grande importância que o trabalho do Coronel Martins Abrantes foi construindo ao longo de mais de seis décadas.

Neste tempo, o homenageado foi solidificando um extenso e valioso currículo, que nunca poderia caber neste pequeno artigo. Ainda assim, não esquecemos o seu rico palmarés desportivo com inúmeras medalhas que ganhou, com especial destaque pelo título de Vice-Campeão do Mundo Militar de Dressage, quatro vezes Campeão Nacional de Dressage, sem esquecer também o brilhante percurso em Saltos de Obstáculos, onde se chegou a sagra Vice-Campeão nacional. Entre muitas outras funções, salienta-se a robusta carreira de Juiz de Ensino e de juiz de Equitação de Trabalho, desempenhando também vários cargos de alta responsabilidade nas instâncias nacionais como na Federação Equestre Portuguesa, ocupando actualmente o cargo de presidente de honra da comissão técnica de Equitação de Trabalho.

TCMA homenagem 5Set2020 cartaz

O contacto com o Mestre Martins Abrantes deixa em todos os seus alunos uma forte impressão e facilmente podemos enunciar as qualidades que pontuam sempre o seu ensino: um profundo e apaixonado conhecimento do cavalo e da sua biomecânica, um ensino marcado pelo respeito e confiança entre cavalo e cavaleiro, como factor de melhoria do desempenho de ambos.

Sendo, portanto, um Mestre de Equitação de excelência, como salientou o Tenente Coronel Carmo Costa no seu discurso, falando da rara condição de “verdadeiro mestre” do homenageado, já que, se ser mestre “é sonhar o sonho dos aprendizes e ser exemplo de dedicação”, e ser possuidor de muitas outras qualidades, como “ser um pouco profeta, poeta, (...), terapeuta e psicólogo”, o Coronel Martins Abrantes é, exatamente, tudo isso. Afirmando ter tido a sorte e o privilégio de ter frequentado, sob a orientação do Coronel Martins Abrantes, vários cursos de longa duração, onde aprendeu com o seu Mestre a respeitar sempre “os pontos fortes e as fraquezas de alunos e cavalos, sabendo analisá-los e tirar o máximo partido de ambos para conseguir os objetivos pretendidos”. Mais adiante, referiu que os ensinamentos e ajuda do Mestre Martins Abrantes continuam diariamente presentes.

Dirigiu-se ainda aos presentes, Rodrigo Torres que, de forma convicta e emotiva, também enfatizou as espectaculares qualidades do Mestre Martins Abrantes, descrevendo a beleza do desempenho equestre das apresentações que em muito jovem assistiu e que muito o inspiram ainda no trabalho diário com os seus cavalos.

Por último, foi a vez da intervenção mais aguardada por todos, do Senhor Coronel Martins Abrantes, que se mostrou grato pela cerimónia de homenagem organizada pelos seus alunos e amigos, tendo presenteado a assistência com alguns episódios da sua vida contados com a vivacidade e o espírito que são seu timbre.

Cor.MA historias

O evento foi vivido num ambiente de companheirismo e emoção em que participaram muitas das mais importantes personalidades do mundo equestre.

Gostaria de terminar agradecendo à organização que simpaticamente nos recebeu, permitindo o encontro entre todos e registando também o esforço em prepararem o Troféu Coronel Martins Abrantes, que ajudará gerações vindouras a conhecerem um Mestre que sempre será um guia que iluminará o sinuoso caminho da prática da equitação, que bem sabemos não ser apenas feito de medalhas, mas sobretudo de trabalho e perseverança, tal como ele sempre nos transmitiu através dos seus valiosos ensinamentos.

Com todo o sentimento e sinceridade, Sr. Coronel Martins Abrantes, bem haja pelo seu trabalho na causa da Equitação!

Ana Rovisco Gandra

QUER SABER MAIS SOBRE ESTE ASSUNTO?

Insira o seu e-mail e receba todas as novidades