Artigos. 14 JUL 2020

Uma paixão que ultrapassa fronteiras

É a aprendizagem de uma vida e a cultura equestre de toda a nação que Gonçalo Soares, ex-picador da Escola Portuguesa de Arte Equestre – EPAE, transporta consigo no novo projecto que vai desenvolver na Polónia.


Tempo de Leitura: 4 min

gonçalo soares

Dedicado e decidido a partilhar os conhecimentos adquiridos e a desbravar um novo caminho com um povo que mostra muito interesse em beber da tradição equestre portuguesa, Gonçalo Soares, juntamente com a mulher, Monika Bronikowska, e outros parceiros, fundaram a IKE Stables, em Redlanka, perto de Varsóvia. Este projecto, que surge no seguimento da GM Horses Investments – empresa que já detinham, vem apenas consolidar o trabalho já realizado pelo cavaleiro português, tal como o próprio explica: “Há 10 anos tive a oportunidade de ir para fora dar aulas, principalmente em Itália e na Polónia, e há quatro anos intensifiquei o contacto com o mercado deste último país que, contrariamente a países como Portugal, Espanha, França, Bélgica, entre muitos outros, não tem qualquer tipo de tradição equestre. Ao longo dos anos tenho vindo a constatar a vontade de aprender esta arte, quer da parte da população mais jovem, quer dos adultos”, explica Gonçalo Soares.

Assim, e já com um grupo de alunos vasto no país onde se vai sediar, além das aulas particulares Gonçalo Soares pretende ainda desenvolver estágios e workshops no picadeiro: “À parte de todo o trabalho diário com clientes e alunos, no âmbito do investimento em cavalos e na formação, vamos promover estágios e workshops no picadeiro, de modo a alimentar e desenvolver uma componente teórico-prática”, justifica.

Na Polónia, Gonçalo Soares foi ainda convidado para integrar a associação de equitação de trabalho, que está a dar os primeiros passos: “A associação nasceu este ano e, fruto do trabalho realizado naquele país, fui convidado para ser o responsável técnico e orientar os profissionais que querem começar a instruir os seus alunos na Equitação de Trabalho, para que, no futuro, se possam reunir alguns cavaleiros que possam fazer competições a nível internacional”.

Dedicação de uma vida

Depois de 16 anos na EPAE, a vontade de transmitir conhecimentos e disseminar a cultura nacional para outros países sem tanta – ou nenhuma – tradição equestre falaram mais alto. No fundo, o sonho ultrapassa fronteiras, mas permanece o mesmo. “Integrar a EPAE foi o que sempre quis fazer desde que me conheço. Nesta instituição cresci a vários níveis e alcancei sucesso, visibilidade e conhecimentos dentro desta área, que de outro modo não teria conseguido”, justifica o entrevistado.

Nesse sentido, Gonçalo Soares considera que a IKE Stables dá continuidade à sua carreira e constitui um repto muito interessante. “Divulgar uma arte tipicamente portuguesa, num país sem essas bases é o grande desafio. No entanto, os polacos não são muito diferentes de nós, são acolhedores, afáveis, com valores idênticos e têm mesmo muita curiosidade em descobrir o – extraordinário – Cavalo Lusitano”.

Com uma perspectiva bastante positiva e encorajadora, Gonçalo Soares espera que a curto prazo se possa ver uma verdadeira influência da nossa equitação, pelos bons princípios e boas práticas, e que as pessoas gostem mais de montar a cavalo e descobrir a arte equestre. “E que venham mais lusitanos para a Polónia, pois é importante não apenas partilhar os princípios da nossa arte e cultura, mas também ajudar a que o nosso cavalo se expanda ainda mais no mundo. Tentarei fazer a minha parte da melhor maneira possível”, confessa.

Apesar da ambição e do sonho ecoarem mais alto, Gonçalo Soares não esquece as raízes que são a base de todo o seu percurso e faz questão de, em jeito de despedida, deixar uma nota de agradecimento especial à EPAE, que considera ser a sua génese: “Serei para sempre grato por tudo que me proporcionou e a todos os que ensinaram e que comigo se cruzaram”.

ike stable

Autor:

Marta Clemente

martaclemente@invesporte.pt

QUER SABER MAIS SOBRE ESTE ASSUNTO?

Insira o seu e-mail e receba todas as novidades