artigo. 12 MAR 2020

Da Equitação Natural para a Equitação em Harmonia

Ultimamente muita gente se tem interessado pelos modernos conceitos da Equitação Natural, alguns por mera curiosidade e outros por pensarem encontrar na sua prática as soluções de todos os problemas equestres com que se lhes deparam.


Tempo de Leitura: 3 min

É de facto uma extraordinária filosofia onde se utilizam todos os bons preceitos e as formas inteligentes de abordar o cavalo considerando-o com seu carácter próprio de animal de presa e dando a devida atenção às suas características completamente diferentes dos outros animais domésticos com quem convivemos.

Não é caminho fácil e existem bastante confusões com as deturpadas interpretações na sua utilização, o que origina por vezes grande desalento para quem não vê os progressos equestres desejados.

Ao contrário do que muita gente pensa, esta filosofia não é nova e todos os grandes mestres há milénios a utilizaram, por exemplo, o conceito da não agressão ao cavalo, da suavidade das ajudas, da constante procura da ligeireza são recorrentes, desde os primórdios da equitação.

Entretanto, existe para nós uma outra definição de equitação, a qual é mais abrangente, informativa e nos parece retratar melhor a relação ideal que se pretende entre o homem e o cavalo, na completa paz e total compreensão, à qual preferimos chamar de Equitação em Harmonia.

Nela entram obviamente todas as boas práticas de vários tipos de equitação de arte, contudo damos uma importância crucial à indispensável e total comunicação, em que a serenidade e a fluidez, vai tornar possível cimentar o elo indestrutível de companheirismo e confiança no binómio a nascer entre o cavalo e o seu professor.

Venha observar e constatar essa ocorrência de satisfação, plena alegria e controlo quando se consegue o perfeito entendimento dos cavalos pela Equitação em Harmonia.

CONVITE

No dia 2 de Maio, será efectuado um Simpósio de Demonstração, na Academia Equestre do Moinho Novo (Marateca-Landeira).

Indicações do percurso: Saída da autoestrada A2 no nó de Marateca, seguir na direcção Pegões, a 200m virar direita para Landeira /Cabrela , cerca de 500m encontra a entrada para a Academia Equestre Moinho Novo.

O Simpósio tem hora marcada para as 10h00. Na recepção será oferecido um moscatel e a entrega de um folheto explicativo, seguindo-se as demonstrações com vários cavalos próprios. Pode levar o seu cavalo, que poderá participar nas demonstrações. Para obter mais informações contacte: 919441397.

Relativamente ao almoço, pode optar por trazer a sua comida, de modo a confraternizar entre os participantes, para se trocarem ideias equestres, ou então pode deslocar-se até um restaurante rústico nas proximidades, o Daniela’s Bar.

No final da tarde, segue-se o trabalho de introdução ao desbaste em cavalos trazidos directamente do campo. A organização do Simpósio agradece o contributo de 30€ que serão totalmente destinados a uma instituição de beneficência, a Casa do Gaiato de Setúbal.

Autor:

António Castro

antoniolcfcastro@gmail.com

QUER SABER MAIS SOBRE ESTE ASSUNTO?

Insira o seu e-mail e receba todas as novidades