dressage. 28 MAR 2017

Roberto Brasil rumo a Tóquio

O português a competir nos EUA tem uma nova montada e patrocínio d'«O Mundo da Equitação».


Tempo de Leitura: 4 min

Em entrevista exclusiva à EQUITAÇÃO, o cavaleiro Roberto Brasil deu conta da nova montada com que está a competir, já de olhos postos nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020. Um "sonho grande e uma estrada muito complicada", admite, mas garante que vai "trabalhar para isso".

 

roberto brasil 2.jpg

Mr. Bumble Bee é um castrado dinamarquês de oito anos, propriedade da Equiventure, a entidade que tem patrocinado Roberto Brasil nos últimos anos. O cavaleiro descreve-o como um cavalo "extraordinário", que foi encontrado depois de "um longo verão" à procura a montada com as características e qualidades que Roberto precisava de forma a alcançar os objectivos que tem traçados. Aos sete anos, «Bee», como o cavaleiro o trata, já estava a fazer todos os exercícios de Grande Prémio, "com três andamentos muito fortes, tendo ainda um talento natural para piaffé e passage". Desde que chegou às suas mãos, o foco tem sido na preparação física do cavalo, sem pressas, pois o Roberto explica que "o meu objectivo principal e o dos proprietários é que o cavalo esteja feliz e bem fisicamente, só assim teremos boas hipóteses de chegar onde queremos". Roberto afirma sentir "uma grande conexão com ele" e acredita que "se ambos tivermos saúde, podemos fazer coisas muito boas juntos. Mas o futuro a Deus pertence".

Roberto Brasil entrou recentemente no Adequan Global Dressage Festival com Bee em prova, e depois de muito debater a que nível deveria sair com o cavalo, decidiu começar "por algo mais fácil, para o conhecer melhor e para o confiar, ou seja, em Small Tour". O palco escolhido, "uma pista grande e importante", trouxe bons resultados. O cavaleiro afirma que  "não puxei muito por ele, levei-o calmamente, para o conhecer em pista".

A prova foi disputada por 16 cavaleiros de 6 países diferentes (Dinamarca, EUA, Canada, Espanha, Alemanha e Portugal) e a melhor pontuação foi de 70,2%, com o português a ser avaliado em 68,5%, o que o colocou no 4.ºposto, com direito a "bons comentários da parte da juíza olímpica americana Lilo Fore, que lhe atribuiu muitos 7 e 8".  A primeira competição de Roberto com Mr. Bumble Bee foi tão satisfatória que deu ao cavaleiro "confiança e vontade de entrar em breve em Small Tour Internacional". Quanto a Whoopie Gold, a égua com que Roberto tem vindo a competir, "será o meu cavalo de grande prémio para esta temporada, enquanto afinamos os últimos detalhes com o Bee".

 

robertobrasil.jpg

Apoio imprescindível

Mas as novidades não se ficam por aqui, pois Roberto Brasil conta agora com mais um patrocínio, vindo directamente de Portugal. «O Mundo da Equitação», representados pelos donos Maria Helena e Nuno Simões, são amigos de longa data do cavaleiro e quando souberam do projecto Tóquio 2020, "disseram de imediato que queriam ajudar e fazer parte desta minha aventura". 

Por isso, "todo o equipamento adquirido para o Bee foi feito directamente a eles. E eu não podia estar mais contente!". Os proprietários e representantes da loja explicam que esta parceria é uma forma de "ajudar a entrar no mercado Norte Americano, pois o Roberto é um cavaleiro de referência e potencialmente um futuro cavaleiro olímpico". Maria Helena e Nuno salientam que "todo o seu valor, talento e força de vontade fizeram com que ele aceitasse este grande desafio de sair da sua zona de conforto, o seu país, amigos e família e abraçar este grande objectivo que é chegar a cavaleiro olímpico, prova disso mesmo é a sua integração no team Piaffe Perfomance Farms".

 

roberto brasil4.jpg

Roberto conta que os patrocinadores "estiveram esta semana cá comigo e trouxeram todo o equipamento e aproveitaram para assistir em primeira fila a estreia do Bee. É muito importante para mim saber que tenho apoio de entidades do meu país e, mais do que isso, que tanto o Bee como a Whoopie vão ter o melhor equipamento que existe no mercado!".

CM

QUER SABER MAIS SOBRE ESTE ASSUNTO?

Insira o seu e-mail e receba todas as novidades