Formação. 06 SET 2019

ESAC: Formação Equestre com Vista ao Futuro

A Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC) - conhecida como a “Agrária de Coimbra” - é uma instituição de ensino superior público com mais de 130 anos, que desde o seu início manteve uma estreita ligação à actividade equestre.


Tempo de Leitura: 4 min

A prática da equitação e a presença de uma éguada, hoje em dia centrada na raça Puro Sangue Lusitano (PSL), tem sido uma constante ao longo da história da escola. Para além de diversos cavaleiros conceituados, por aqui também passaram cavalos de renome, como por exemplo Coroado, criação Alter Real, actualmente montado ao mais alto nível internacional pela cavaleira de Dressage, Maria Caetano.

Com diversas valências, no que toca a oferta formativa, a Escola Agrária de Coimbra conta com 11 cursos técnicos, sete licenciaturas e nove mestrados. O mais focado na prática equestre é o Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) em Maneio de Equinos, Equitação Terapêutica e de Lazer (MEETL), que em Setembro iniciará mais um ano lectivo, com um programa que inclui conteúdos e disciplinas ligadas à equinicultura, anatomia e fisiologia, nutrição e alimentação, reprodução e sanidade, etc. As competências dos alunos estendem-se ainda à utilização do cavalo na reabilitação da pessoa com deficiência, num contexto de trabalho multidisciplinar com outros profissionais, e no cavalo como peça central de actividades turísticas. Com uma componente teórica e prática, no final dos dois anos de curso, os alunos realizam um estágio, de forma a poderem sedimentar os conhecimentos adquiridos.

Pedro Félix é Campeão de Portugal em título de Paradressage (nível IV) e aluno do MEETL. “É uma escolha da qual não me arrependo e desde o primeiro momento tive o apoio dos professores e colegas. O curso tem uma parte de equitação, que foi uma das áreas que mais me cativou e incentivou a inscrever-me”. Com o objectivo de “um dia vir a ser um cavaleiro com bases e estudos” Pedro afirma que, nesse aspecto, a ESAC “tem sido muito motivante e está a ser uma «peça» fundamental na minha vida, tanto a nível escolar como a nível desportivo”. Fruto de uma parceria com a escola, Pedro compete com o PSL Grijó, criação e propriedade da ESAC, com o qual, pretende revalidar o título no próximo Campeonato.

ESAC pedro

Pedro Félix é aluno da ESAC e este ano vai tentar relavidar o título de Campeão com o cavalo Lusitano Grijó, criação e propriedade da escola

A Agrária de Coimbra conta com um Centro Hípico federado e, em parceria com a Escola Nacional de Equitação (ENE), possibilita aos alunos do MEETL a realização do exame de Sela 4, entre outros, como o de Técnico de Maneio Equestre, Guia de Turismo Equestre e Auxiliar de Equitação Terapêutica. Além disso, a escola iniciou, em parceria com a FEP, a realização de Cursos de Treinador de Equitação Geral de Grau I.

Com uma área total de 140ha, a Agrária de Coimbra é frequentada por cerca de mil alunos, 30% dos quais beneficiam directamente de formação em actividades equestres. Os do MEETL podem ingressar, com cariz preferencial, nas licenciaturas ministradas na instituição, permitindo assim o alargamento das suas competências e reconhecimento académico. Graças a uma vasta rede de protocolos, os diplomados do MEETL podem prosseguir internacionalmente os seus estudos no curso International Equine Business Management, na Universidade Aeres-Dronten (Holanda).

Foto - turma

Turma do Curso Técnico Superior Profissional em Maneio de Equinos, Equitação Terapêutica e de Lazer

Sabia que na ESAC...

Esteve sediada a coudelaria Nacional do Norte, desde 1887?

São prestados serviços à comunidade envolvente? Existem garanhões para benefício das éguas dos criadores da região e é feito todo o maneio reprodutivo de equinos, desde o acompanhamento ecográfico de éguas, cobrições ou inseminação artificial (com sémen refrigerado ou congelado), diagnóstico de gestação, recolha de sémen, avaliação da capacidade reprodutiva e preparação de sémen para utilização imediata ou à posteriori.

Decorrem diversos eventos hípicos? Alguns exemplos são as Jornadas equestre equus, que em Junho tiveram a 2.ª edição, o Equus Sport ESAC 2014 e o Sarau Memórias do Picadeiro em 2017.

Pessoas de fora da escola podem ter aulas de equitação no Picadeiro das instalações?

Autor:

Ana Filipe

anafilipe@invesporte.pt

QUER SABER MAIS SOBRE ESTE ASSUNTO?

Insira o seu e-mail e receba todas as novidades