Eventos. 11 JUN 2019

A presença do Colégio Militar na LXIII Semana Equestre Militar

Leia o mais recente artigo da autoria do Coronel José Miguel Cabedo.


Tempo de Leitura: 4 min

É normalmente uma constante, a presença de alunos do Colégio Militar nas Semanas Equestres Militares em Mafra. Há alguns anos tivemos também alunos da IMPE e alunas do Instituto de Odivelas.

Hoje em dia, não tenho visto alunos do Pupilos e de Odivelas que normalmente se apresentavam na modalidade de Volteio, treinadas no 3.º Esquadrão da GNR em Braço de Prata. Devido à extinção do Instituto de Odivelas, as alunas passaram para o Colégio Militar e é assim que têm participado, e bem.

Este ano foi um ano de glória para o Colégio Militar, cuja equipa foi composta por: Aluno 10 Sebastião Carvalho, montado Delta; Aluno 412 Vicente Durão, montando Zorba; Aluno 502 Gonçalo Calado, montando Babilónia; Aluno 326 Tomás Pacífico, montando U-Lana Lady, venceu a prova “Derby” patrocinada pelo Regimento de Cavalaria 3.

No total, participaram 12 equipas sendo sete da GNR, quatro do Exército e uma do Colégio Militar.

CM - semana equestre 2019 - Credido Sonia Durao 02

Foto: Sónia Durão

Os alunos, fazendo alarde da sua juventude e desembaraço, venceram brilhantemente a prova e estavam, como é natural impantes de alegria. Os seus familiares também não cabiam em si de contentes. Finalmente os alunos do Colégio Militar mostraram a sua classe. Tem todo o seu cabimento fazer uma referência ao Mestre de Equitação do Colégio Militar, Major de Cavalaria Jorge Santos que conduziu os alunos a este êxito.

Esta LXIII Semana Equestre Militar decorreu com a normalidade a que as “coisas” do Exército nos habituaram. Mafra brindou-nos com lindos dias – sem vento, o que é raro naquelas paragens, e com provas muitos bem disputadas.

Houve uma prova bem interessante que entusiasmou quem teve oportunidade de a ela assistir: era uma prova de parelhas sendo um aluno da Academia Militar com um aluno do Colégio Militar. Bonita prova e bem disputada.

Na prova XVI – 1,10, foi também agradável ver dois alunos do Colégio Militar Aluno 326 Tomás Pacífico, montando U-Lana Lady e Aluno 10 Sebastião Carvalho, montado Delta, classificando-se em 3.º e 4.º.

WhatsApp Image 2019-05-15 at 22.28.20

Foto: Rui de Medeiros

Como é normal neste evento, a Escola das Armas ofereceu aos convidados, cavaleiros e tratadores, um jantar convívio que teve lugar no refeitório dos Frades. Magnifico e mui simpático jantar com pratos excepcionalmente bem confeccionados. Obrigado senhor Brigadeiro-General José da Silva Rodrigues, Comandante da Escola das Armas pelo convite e parabéns à equipa que conseguiu mais um êxito de mais uma Semana Equestre Militar.

Não posso terminar este escrito sem fazer duas referências. Há mais mais de 50 anos que assisto, e às vezes até participei, às Semanas Equestres. Devo dizer que este ano as refeições estiveram a cargo de um grupo de pessoas que é difícil encontrar mais simpáticos e eficientes. Julgo que seja uma espécie de grupo familiar em que todos trabalham disputando o podium da simpatia. Extraordinário. O João Rodrigues estava em todo o lado: havia grelhados, sopa da pedra ou caldo verde, açorda de marisco, javali, saladas, salada de frutas, imperiais sempre a sair e um vinho D. João V da Quinta da Azueira, Mafra, belíssimo.

WhatsApp Image 2019-06-11 at 12.07.39

Contactado o João, endereço electrónico – joaorodriguesvtr@gmail.com – 919276942, disse-me que vão a todo o lado que para onde sejam requisitados. Não têm sede, são de Mafra e estão sempre prontos. Ainda há gente assim! Obrigado João.

A segunda referência, mas nem por isso inferior é para a Carla, do bar do CMEFD. Com enorme movimento a Carla brinda-nos sempre com um sorriso e simpatia sem limites, além de uma parra para mim que está sempre reservada para quando eu ali chego.

Todo o evento foi filmado pela empresa “Kuriakos TV” – www.kuriakos-tv.com  com a Dra. Susete Gomes, assessora à Direcção, que estava em todo o lado nos vários pólos das diferentes modalidades.

Foto de topo: Kuriakos TV

Autor:

José Miguel Cabedo

equitacao@invesporte.pt

QUER SABER MAIS SOBRE ESTE ASSUNTO?

Insira o seu e-mail e receba todas as novidades