Saltos. 24 JAN 2019

5 Dicas para subir de nível em Saltos de Obstáculos

Estás pronto para enfrentar o próximo nível de altura na tua carreira de cavaleiro(a) de obstáculos?


Tempo de Leitura: 6 min

Com as Resoluções de Ano Novo, muitos cavaleiros terão prometido alcançar novos patamares desportivos.

Com a preparação certa, esperamos que em breve estejas a realizar novos voos em percursos maiores, tal como sonhaste no final do ano, mas é importante não o fazeres demasiado depressa. Da mesma forma, se definiste metas e objectivos, também não desejarás progredir muito lentamente.

Então, quando, exactamente, estarás pronto para enfrentar o próximo nível de altura na tua carreira de cavaleiro(a) de obstáculos?

Aqui estão 5 pontos para reflectires antes de (literalmente) dares o salto!

videoblocks-slow-motion-detail-of-horse-legs-knocking-down-the-pole-when-jumping-fences_s6uxmb8xw_thumbnail-full09

1. Começaste há pouco tempo a saltar neste nível/altura?

Se estás a saltar 90cm e queres subir para 1m, existem muitas variáveis ​​a ter em conta, relacionadas com a experiência colectiva do conjunto.

Por exemplo, um cavaleiro muito experiente pode estar pronto para fazê-lo dentro de um mês, mesmo com um cavalo ainda "verde" ou inexperiente. Um cavaleiro que é novo na disciplina pode levar seis meses, mesmo com um cavalo versado que tenha saltado muito mais alto no passado.

Se o teu objectivo inclui atingires uma altura que nunca saltaste antes (ou que não saltes há muito tempo), então deves levar isso em consideração e tentar um concurso com percursos acessíveis, nesta primeira tentativa de subir a altura dos saltos.

ride341_9462

2. O que estás a saltar em casa?

O conselho habitual é sempre saltar em casa um nível acima do que nos concursos. A lógica é que, se estás confortável numa pista com obstáculos a 1,20 m, um percurso de 1,10 m parecerá fácil. Além disso, não vais querer apurar-te para um jump-off e saltar mais alto do que em casa!

Se em casa o teu cavalo estiver a transpor sem dificuldades obstáculos mais altos do que a altura a que desejas competir, sabes que, como conjunto, têm a capacidade de saltar bem e subir um nível.

1860584_orig

3. Como estão os resultados?

Os resultados não são tudo. Alguns cavalos fazem quase sempre uma falta e nunca terão os resultados para respaldar a sua capacidade saltadora. Às vezes, um cavalo pode saltar melhor numa altura maior do que menor. Outros saltam melhor em certos locais ou em superfícies específicas e muitas vezes podem simplesmente ter um dia mau num concurso. Independentemente disso, os resultados podem dar-te uma ideia geral de que estão prontos para subir de nível.

Se estás a saltar consistentemente percursos limpos, é lógico que estás pronto para tentar o próximo nível. Se tens feito faltas, mas estas são principalmente toques "parvos", causados por erros menores ou por teres arriscado demasiado numa barrage, é provável que possas subir o nível de prova.

Se, no entanto, tens sido eliminado várias vezes ou estás a fazer faltas relacionadas com o facto do teu cavalo parar ou derrubar varas como resultado de algo que falta em ti ou nele (por exemplo, impulsão, confiança, habilidade, experiência), aí provavelmente precisas de mais "quilómetros" em sela e exposição em provas, antes de subir.

jumping-level-6_FEI

4. O teu cavalo salta melhor obstáculos mais altos?

Alguns cavalos simplesmente precisam de obstáculos mais altos antes de começarem a saltar correctamente. Muitos cavalos competitivos começam a prestar atenção e a desenvolver uma técnica melhor sobre varas mais altas - as razões para isso dependem do cavalo e podem ser tão variadas como ele ser preguiçoso e descuidado, ou simplesmente ser grande e "pateta"! Se o teu cavalo não precisa desta persuasão e tanto ele como tu são saltadores confiantes, poderão estar prontos para tentar um grau mais alto e ver se o cavalo reage melhor.

Se o teu cavalo estiver a atingir o seu limite em termos de impulsão, pressão ou exigências físicas e se sentes que se esforça imenso quando faz um percurso inteiro com saltos maiores, então vocês não estão prontos para subir.

Isso pode ser temporário ou estar relacionado com o nível de ensino do cavalo, de maturidade física ou de desenvolvimento mental. Em qualquer um dos casos, se o cavalo tiver um desempenho melhor em varas mais baixas, então a hora de começar a saltar mais alto definitivamente não é durante um concurso!

show-jumping

5. O que te diz a tua intuição?

No final de contas, montar é um jogo de confiança. Se estiveres a ir a concursos, galopas calmamente na pista e sentes que podes tentar um novo nível, provavelmente tens razão!

É natural sentires-te ansioso ou nervoso na hora de entrar em pista para saltar durante um concurso, especialmente num novo nível, mas é provável que julgues melhor as tuas capacidades do que pensas. É claro que deves sempre ter um treinador em quem confies que te possa dar um feedback honesto e construtivo, mas há uma altura na vida da maioria dos cavaleiros em que estes têm que acreditar em si mesmos e "esticar" um pouco a sua zona de conforto!

Se o teu instinto te disser que tu e o teu cavalo estão bem preparados e prontos para fazer um percurso em condições, mesmo que no dia do concurso não saia tão bem, então força nisso e experimenta!

 

Texto de Sophie Baker para a FEI

QUER SABER MAIS SOBRE ESTE ASSUNTO?

Insira o seu e-mail e receba todas as novidades