Saltos. 07 FEV 2018

Movida a paixão

Criada em 2012, a ARES – Associação Recreativa e Equestre de Sandim é fruto de uma paixão por cavalos.


Tempo de Leitura: 4 min

O objectivo da ARES, que tem como fundador e presidente Fernando Moreira, um apaixonado pelos cavalos, "é promover o convívio, ensino, lazer, terapia e competição equestre, sem fins lucrativos", referem os responsáveis pelo espaço.

A aposta inicial foi nas corridas de cavalos, "mas devido às excessivas rivalidades criadas entre os cavaleiros, acabámos por terminar com as corridas. Mais tarde, optámos por dar um outro rumo à ARES que se direccionou para o ensino do hipismo. Entendemos que o ensino aproxima as pessoas e cria amizades, envolto de uma competição e rivalidade saudáveis".

Em 2016 os responsáveis pela Associação começaram a fazer alterações nas infra-estruturas, com a construção e arrelvamento da pista de obstáculos. Mas foi em 2017 que se efectuaram os principais melhoramentos: "colocámos piso de borracha no picadeiro externo que serve também de apoio à pista de obstáculos em dias de provas; aplicámos piso de borracha no picadeiro coberto; num segundo picadeiro mais pequeno, onde se dão as aulas de iniciação, instalámos uma cobertura; foram construídas mais 9 boxes para aluguer e as boxes mais antigas foram melhoradas. Ao longo deste ano pensamos ampliar o maior picadeiro coberto; construir um parque de estacionamento e outros pequenos melhoramentos necessários, que visam sempre o conforto dos cavalos, cavaleiros, alunos e familiares que nos visitam".

ARES - Pista

Actualmente a ARES tem disponíveis aulas de equitação para todas as idades, às quartas-feiras à tarde e sábados durante todo o dia. Os responsáveis salientam que, "de forma a tornar um desporto acessível a todos, a Associação pratica preços mais reduzidos".

Com cerca de 50 alunos, a ARES tem à disposição seis cavalos e um pónei. Quanto à equipa responsável pelo ensino é composta pelos monitores Fernando Moreira e Diana Albuquerque, os auxiliares Filipe Castanheira, José Luís (o aluno mais antigo da ARES) e Ana Rita. A Associação conta ainda com a colaboração, sempre que necessário, de Alceu Gaspar, "experiente conhecedor de cavalos e competições".

Em 2017 a ARES realizou três competições, onde "houve muita adesão por parte dos alunos, podendo demonstrar o que foram aprendendo ao logo das aulas. Destas, constaram provas de barras no chão e de cruzes. Em relação às competições propriamente ditas, houve também boa adesão de cavaleiros/as mais experientes, alunos da ARES e de outras escolas que nos visitaram. Apesar dos obstáculos não estarem muito altos (50cm, 80cm, 1m e 1,10m), segurança acima de tudo, viram-se provas bastante interessantes, com muito empenho dos cavaleiros/as, onde reinou a boa disposição e a competição saudável, proporcionando um espectáculo agradável para o muito público que assistiu".

ARES

Descrevendo o ambiente que se vive na Associação como "muito bom", os responsáveis afirmam, com orgulho que "a equipa é boa e competente, sempre empenhada na transmissão e partilha de conhecimentos que levam ao desenvolvimento dos alunos".

Entre as mais-valias da ARES é situar-se "num local rural, rodeado de árvores e sombras e possui também uma pequena quinta com vários animais domésticos. Temos ainda duas mascotes: o cão Tininho e o gato Tobias, ambos abandonados e adoptados pela Associação que fazem as delícias de todos. A ARES, sendo ainda uma Associação dedicada ao lazer, também organiza alguns eventos de convívio entre os colaboradores, alunos e familiares, como por exemplo aniversários e eventos culturais. Assim, contribuem para o bom ambiente havendo sempre uma amizade e união entre todos".

ARES

Sendo uma Associação sem fins lucrativos, os responsáveis pela ARES salientam que esta "sobrevive através do pagamento das mensalidades dos alunos e de alguns patrocínios que vai tendo. Mas, mais do que isso, sobrevive com o empenho, paixão e dedicação do presidente Fernando Moreira, que efectuou a maior parte das obras e melhoramentos nas instalações".

Importante também para o sucesso da ARES é o "contributo dos alunos mais velhos e experientes ao ajudarem os mais novos durante as suas provas, assim como o de alguns pais, amigos e familiares. No fundo, o importante é que todos passem bons momentos nas instalações da ARES e que saiam mais satisfeitos e felizes do que quando entraram!"

 

Localização:

Rua do Vale, 450,

4415-904 Sandim

 

Contactos:

Telemóvel: 917 162 476

Email: aresandim@gmail.com

Autor:

Carla Laureano

carlalaureano@invesporte.pt

QUER SABER MAIS SOBRE ESTE ASSUNTO?

Insira o seu e-mail e receba todas as novidades